segunda-feira, abril 14, 2008

Vomitório

Introdução ou a pequena história de um monstro

O Aberração nasceu como um manifesto, na época, jovial, ainda se propunha a discutir com o movimento estudantil, só que com mais humor e talvez, mais seriedade. Logo, desencanamos, não há mais absolutamente nada a fazer nem no, menos ainda com o movimento estudantil, talvez piadas, nem isso, esquece. O maxímo que podemos fazer, é abandoná-lo e esperar que ele morra de vez (pois, há muito padeceu só que ninguém encontrou o corpo).

Bem, o fato é que o zine amadureceu, isto é, ficou mais podre ainda, no limiar da legibilidade, tornou-se suporte para os enunciados mais torpes, infames, emergidos dos intestinos e fígados de seus subscritores, das ruas, de pichações, dos bares, enfim, de todos os lugares politicamente incorretos. Sua política era muito clara, seus meios escusos: era aporte para palavras que todos conheciam, mas que não pronunciavam. Os alvos, professores e alunos, seguindo o ensinamento de Zaratustra, o anti-pedagogo por excelência: “ensinar aos sábios sua ignorância e aos pobres sua riqueza”. Era o espaço realizado da crítica sem limites, sem propostas, sem nada além da derrisão.

Mas, em sua caoticidade era sempre mal interpretado, exatamente como queríamos.

Depois veio a idéia do blog, e dado o próprio suporte, limpo, sem as antigas colagens, sem a antiga ilegibilidade que o tornava tão belo. Mas, ainda suporte para o indizível, para enunciados que longe do domínio da opinião pública, mesmo que circulando dela e nela, dizem outra coisa que não exatamente à atualidade, à política, ou a moral e o bem público. Na versão atual, trata-se de colagens de filmes, imagens, entrevistas, que transitam na internet e ganham no blog o espaço de uma dizibilidade ímpar, digamos assim.

No entanto, o blog, precisa ainda de investimentos, pois, não fosse o esforço de Miranda e o Aberração já não mais teria lugar no espaço.

Então, insiro de agora uma seção intitulada Vomitório, cujo objetivo é ainda próximo dos antigos do zine, isto é: rir da universidade. Só que desta vez o alvo são os pedagogos, os centros de educação, o construtivismo, e toda a coitadice do ensino atual. Coisa, que provavelmente está morta e apenas não sabemos bem quando foi.

Talvez, essa seção nem caiba exatamente no momento atual do blog, mas como se trata de uma política contra o presente mesmo, decidi postar.

2 comentários:

  1. mermão, tinha uma foto, de uma mulhr obesa vomitando que não consegui postar, não faço idéia do porquê...

    ResponderExcluir
  2. Espero que passe dos três posts hahaha de qualquer forma é bom ter alguém escrevendo algo... já que raramente tenho esse trabalho...

    ResponderExcluir