quinta-feira, junho 26, 2008

Em defesa da realidade do personagem

Se dissesse virtual, estaria não digo mentindo, mas cometendo um deslize, pois, virtualidades são anteriores à própria internet. Então minha existência, talvez imaterial, pois não de todo, preciso de corpos, hospedes e hospedeiros que suportem meus enunciados. Pois, me regozijo com personagem de ter sido escrito por mais de uma mão, jovens bêbados com delírios megalomaníacos de grandeza, também os misantropos cheios de desprezo no coração, os viciados em morfina, frios, lânguidos, vem me procurar e se aconselhar. Saem em estado mais lastimável que entraram, descobrem o que já sabiam: a tragédia não tem sentido. Sou como o ultimo beatnik que jamais existiu. Mas aproveito agora para registrar que aquela fama de velho xamã é, e sempre foi lorota, papo furado, falácia, esse papo orientalista era moda na época, e eu precisava de desculpas para me drogar a vontade, e ter as ninfomaníacas mais neuróticas ao meu lado. Hoje, penso, deve ser por esse motivo que tantos me procuram ainda, que sou retomado, feito emergir tal qual um espírito louco, Dionísio, Pã, ou a Besta-fera. Uma reposta velhaca a tudo que é velhacaria do mundo. Já fui um poeta juvenil a ter devaneios com vizinhas; fui velho bêbado trocando ofensas com calçadas e postes; também já vive quase como um monge, quieto, absorto, esperando em vão o que jamais acontecerá; sentei em inúmeros bares, desejei, e despejei meu desejo; li os grandes, me envolvi na atmosfera de tempos mortos, li também os pequenos, alguns jóias mínimas, por isso mais raras ainda. Sou denso com um vômito, crivado e duro como palavras em um papel e idéias fixas em uma cabeça.

È preciso dizer, sr. Filho de Francisco, que um personagem tem que ter ao menos estilo. Então, sr., “fantoche virtual” e “laranja”, bem, pra pouco entendedor...
E pra não dizer que as criticas só foram negativas, tenho que agradecer ao sr. Filho de Francisco, já há muito estava inerte, isolado em algumas lembranças apenas. Quando sua escrita (não exatamente a sua escrita, mas o escrito mesmo, você pouco importa, em verdade, pois, como em Foucault, que talvez do sr. devesse tentar ler: “o que é um autor” afinal?) me fez emergir de novo. Tirou o velho de sua alcova, o fez dar um belo vômito antes de seu retiro, mais uma vez...

Sr. Anísio

Em resposta aos comentários desreipeitosos a honra de qualquer persongem do Sr. Filho de Francisco no blog Acerto de Contas.
http://acertodecontas.blog.br/livros/dispositivos-de-poder-na-sociedade-capitalista/#comment-29936

Um comentário: