sábado, junho 21, 2008

A moral de rebanho chamada Pernambucanidade

Ahahahhahh!!!!!! E o mais impressionante é que a prefeitura do Recife adotou o “recifense praticante”, que sempre correu à boca miúda como uma expressão de escárnio com relação a este bairrismo de segunda, como algo fantástico.
Eu acho que se prender a estas identidades limitadas da música folclórica, o esteótipo do cabra macho, do sertanejo valente traz é muita mazela para o Nordeste, e sobretudo a Pernambuco.
Me faz vergonha ver que diante das injustiças do STJD o pernambucano assuma uma postura como: “É isso aí, brincou em Pernambuco, apanha da polícia” - É como corroborar as atrocidades sob comando do coronel Meira contra estudantes nas passeatas por redução de passagem. Tudo em nome de um bairrismo que assume a postura macho e agressiva como identidade.
Aí nossos heróis são um sanguinário à serviço da maior quantia de dinheiro, como Lampião!!!
O pernambucano praticante tenta responder aos umbigocentrismos do centro-sul com um umbigocentrismo ao quadrado, ao cubo, à enésima potência!! Lastimável, é a solução da inversão de preconceitos, de assumir as piadas jocosas com orgulho e viver num mundo encantado do melhor-maior-e-primeiro (os complexos de pureza, de inferioridade e de virgindade respectivamente), ignorando o quanto este estado humilha seus artistas populares com cachês de miséria, ao mesmo tempo que explora sua imagem…
Assim, “o de cima sobe, o debaixo desce”, mas todos estão muito felizes em terem o primeiro observatório astronômico da América a leste do meridiano 19; a-maior-avenida-em-linha-reta-com-paradas-de-ônibus-no-canteiro-central-e-feia-pra-kct-do-hemisfério-meridio-ocidental-da-Terra; ou qualquer outra justificativa para esta moral de rebanho que é pernambucanidade…
Eu quero é patrocínio!


* comentário ao artigo de André Raboni, no Acerto de Contas: http://acertodecontas.blog.br/cultura/voce-e-um-pernambucano-praticante/#comment-29614

Nenhum comentário:

Postar um comentário