segunda-feira, maio 05, 2008

Pernambuconheiros em Marcha pela Maconha
Sucesso absoluto

O Recife conseguiu um mérito fantástico. reuniu entre mil e 1,5 mil pessoas na marcha pela legalização de cannabis sativa. Foi um resultado inesperado. O objetivo era fazer o evento anual e mundial acontecer na cidade, porque nunca havia, até então, ocorrido por aqui, uma das cidades com mais maconheiro por metro quadrado do Brasil, quiçá do mundo. Enquanto o resto do Brasil teve manifestações proibidas pela justiça - um absudo das "otoridades" contra a liberdade de expressão em Cuiabá, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, João Pessoa, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo -, no Recife a marcha teve participação de diversos movimentos sociais, políticos e artísticos. Parabéns pernambuconheiros!!!

Infelizmente houve 8 detenções em Salvador e 6 em Curitiba.

Nota: uma pesquisa da Folha Online até agora a pouco estava coletando votos sobre a opinião das pessoas sobre a proibição. Porra, votei e a disputa estava pau a pau... 1687 votos (51%) A FAVOR DA PROIBIÇÃO da marcha contra 1651 votos (49%) CONTRA a proibição. A CARETICE VAI VENCER DE NOVO!!?!?

O caráter marcante da passeata no Recife foi a tranqilidade e o ludismo - muito característico dos pernambucanos. A organização discutiu e planejou com cuidado desincentivo ao uso da coisinha durante a manifestação, explicitando no material de divulgação que se trata de uma luta por direitos constitucionais de liberdade de dispor de seu próprio corpo, e não de uma baderna ou brincadeira. O pessoal do Se Liga!, experiente na discussão sobre Redução de Danos, soube pontuar mais uma vez o caráter legítimo da manifestação. Foi um grande contribuição para a formação de opinião crítica e bem informada.

A PM acompanhou e -pasmem - não aperreou ninguém!!

Mundo afora, centenas de cidades tiveram a marcha, marcadas sobretudo pelas manifestações artísticas e pacifismo. Na Grécia houve quebra-pau, lamentavelmente...

Foi lamentável a ausência dos (a)berrabloggers - eu cheguei no finalzinho - em função de noites exageradas no dia anterior... foi mal, organização!

Links de notícias e debates:

http://www.marchadamaconha.org/blog/
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL452187-5602,00.html
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL452453-5602,00.html
http://jc.uol.com.br/2008/05/04/not_167821.php
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/05/04/marcha_da_maconha_reune_mais_de_mil_pessoas_em_recife-427210413.asp
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI2865573-EI306,00.html

2 comentários: